Iniciativa organizada pela Ação Educativa e promovida por mais de 50 entidades seleciona propostas de planos de aulas, sequências didáticas, planos de atividade e relatos de experiência para todas as etapas da educação básica;
Podem participar educadores, pesquisadores, gestores escolares, organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e profissionais de educação de todo país;
As 10 propostas selecionadas receberão vales-livros e bolsas de estudo no Centro de Formação Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos, da Ação Educativa, além de serem reconhecidas publicamente em evento virtual;
O edital visa valorizar o conhecimento e a experiência de educadoras de creches, pré-escolas, escolas e universidades e ecoar decisões do STF, de 2020, que estabeleceram como dever do Estado brasileiro a abordagem de igualdade de gênero em escolas.
São Paulo, março de 2023 – A Ação Educativa, em aliança com mais de 50 entidades comprometidas com a luta pelo direito humano à educação de qualidade, lança nesta terça-feira (21/03), Dia Internacional pela Eliminação da Desigualdade Racial, a terceira edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica. Entre as entidades copromotoras, estão o Geledés – Instituto da Mulher Negra, Professores contra o Escola Sem Partido, o Cladem – Comitê Latino-americano para a Defesa dos Direitos da Mulher, a ANAJUDH-LGBTI – Associação Nacional de Juristas pelos Direitos Humanos de LGBTI e a ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e de Pesquisa em Educação, entre outras.
Nesta edição, o Edital se junta ao “Ciclo comemorativo – 20 anos da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei 10.639”. Com diversas ações previstas, o ciclo propõe refletir sobre os avanços e desafios na implementação de políticas públicas comprometidas com o enfrentamento ao racismo e a disseminação da contribuição dos diferentes povos no desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. Dessa forma, serão valorizadas propostas para a educação básica que articulem gênero, raça e diversidade sexual em uma perspectiva interseccional.
ACESSE O DOCUMENTO DO EDITAL COMPLETO
Podem participar do Edital: educadoras e educadores, pesquisadoras e pesquisadores, organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e profissionais de educação de todo país que atuam na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos.
Poderão ser inscritas: propostas de plano de atividade ou de práticas cotidianas, planos de aula, sequências didáticas ou relatos de experiências sobre promoção da igualdade de gênero na educação básica e que que contribuam para a efetiva implementação da LDB alterada pelas leis n.10.639/2003 e n.11.645/2008.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por formulário disponível no site generoeeducação.org.br até o dia 02 de maio de 2023.
ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES
Durante a inscrição, proponentes poderão contar com um material de apoio para auxiliar no processo de elaboração e organização da proposta para o Edital. Trata-se de um documento de orientações sobre cada campo do formulário de inscrição e que poderá ser utilizado como rascunho. Para acessar o material de apoio clique aqui (em formato Word)
Todas as propostas aprovadas serão publicadas no banco de planos de atividades e de aula do site Gênero e Educação e as autorias receberão certificados. As 10 propostas mais criativas e em acordo com os critérios estabelecidos no edital serão reconhecidas em evento virtual, receberão vales-livros da Livraria Africanidades e bolsas de estudo no Centro de Formação Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos da Ação Educativa.
Segundo as entidades idealizadoras, o edital visa enfrentar a censura nas escolas promovida por movimentos ultraconservadores, além de ecoar as decisões do Supremo Tribunal Federal de 2020, que estabeleceram como dever do estado brasileiro a abordagem de gênero nas escolas. As edições anteriores receberam cerca de 350 inscrições de propostas de todo o Brasil.
Sobre a Ação Educativa
Criada em 1994, é uma organização de direitos humanos, sem fins lucrativos, com uma trajetória dedicada à luta por direitos educativos, culturais e da juventude. Desde a sua fundação, integra um campo político de organizações e movimentos que atuam pela ampliação da democracia com justiça social e sustentabilidade socioambiental, pelo fortalecimento do Estado democrático de direito e pela construção de políticas públicas que superem as profundas desigualdades brasileiras, bem como pela garantia dos direitos humanos para todas as pessoas. Desde os anos 2000, Ação Educativa tem promovido ações comprometidas com a igualdade de gênero e raça na educação, sempre em articulação com uma ampla gama de parceiras. Para conhecer mais dessa atuação, visite o site www.generoeeducacao.org.br
REDES SOCIAIS
REDES SOCIAIS
A Ação Educativa por meio do projeto Gênero & Educação, em aliança com ampla rede de
parceiras e com apoio do Fundo Malala, lança hoje (21), Dia Internacional pela Eliminação
da Desigualdade Racial, o 3º Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 📝📚
Junto ao “Ciclo comemorativo – 20 anos da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB) pela Lei 10.639”, o edital convida creches, escolas,
universidades, organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e
profissionais de educação a apresentarem propostas comprometidas com a promoção da
igualdade de gênero na educação básica e que articulem gênero, raça e diversidade sexual
em uma perspectiva interseccional.
✏ Podem ser inscritos planos de atividades e práticas cotidianas, planos de aula,
sequências didáticas e relatos de experiências.
🟣 Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2023: enfrentando o sexismo, racismo
e a LGBTQIAfobia na escola
📆 Inscrições de 21/3 a 2/5
✅ Acesse o material de apoio e envie sua proposta!
🔗 bit.ly/edital-genero-educacao
#EducaçãoBásica #IgualdadeDeGênero #GêneroEeducação #AçãoEducativa
GRUPOS (WHATSAPP)
INSCRIÇÕES ABERTAS para o Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica 2023
A Ação Educativa junto mais de 50 organizações lança a 3ª edição do Igualdade de Gênero
na Educação Básica.
Queremos conhecer iniciativas que estão enfrentando o sexismo, o racismo e a
LGBTQIAfobia nas escolas. Serão valorizadas propostas que trabalhem gênero, raça e
diversidade sexual de forma interseccional.
🗓 Inscrições até dia 02/05 (terça-feira).
🔎 Quem pode se inscrever? Creches, escolas, universidades, organizações da sociedade
civil, coletivos juvenis, movimentos sociais e profissionais de educação.
📍 Saiba tudo aqui: https://bit.ly/edital2023generoeducacao
📩 Inscreva-se pelo formulário: https://bit.ly/formsgeneroeeducacao
___________________________
Informações para a imprensa
Agência Galo