A Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)

Nossa sociedade foi criada em 27 de Julho de 1997 em uma assembléia que reuniu cerca de 300 professores de todas as partes do país, reunidos no VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. Esse encontro é organizado regularmente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 1984 e vinha acolhendo número crescente de participantes.

Já em 1994 a assembléia final do encontro instituiu uma comissão com representantes de diversas partes do Brasil para apresentar uma proposta de estatuto. Isto ocorreu de fato no encontro de 1997 quando a assembléia instituiu uma diretoria provisória e aprovou os estatutos da entidade. A missão da diretoria seria realizar os diversos registros legais necessários e conferir estatuto jurídico à entidade. Isto ocorreu em Julho de 1998, quando os estatutos foram registrados em cartório, tornando a entidade oficial. Em meados de 1999 a entidade se tornou apta a receber doações de forma legal.

Em fevereiro de 2000 a entidade realizou sua II Assembléia Geral, durante o VII Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”, quando referendou os resultados da primeira eleição geral, que criou diretorias regionais em todo país, dividido em 6 regiões. Todas elas tinham participantes apresentando trabalhos no encontro e os eleitos puderam levar a suas regiões as coletâneas do VI e do VII encontros. Em abril de 2000 um novo encontro nacional definiu todas as diretorias regionais que têm como missão divulgar as necessidades do ensino de Biologia no país e realizar palestras e cursos de atualização junto a professores que atuam em escolas públicas e privadas. Dois temas foram eleitos como prioritários: alimentos transgênicos e a reformulação do Código Florestal Brasileiro. No dia 25 de agosto de 2000 realizou-se na FEUSP, a cerimônia de posse da Diretoria Executiva Nacional, seguida de um debate intitulado “Código Florestal Brasileiro: como decodifica-lo”.

Desta forma a sociedade atua levando adiante sua missão de congregar profissionais e divulgar as possibilidades do ensino de Biologia e suas possíveis inovações. A tradição escolar brasileira tem na Biologia um dos componentes curriculares mais tradicionais. Conteúdos acadêmicos, como genética mendeliana baseada na tradição do início do século XX consta das recomendações mais recentes para o ensino médio. A necessidade de conferir atualidade, relevância e significação ao ensino de Biologia figura entre as prioridades da SBEnBio. Acreditamos que nossa sociedade deve trabalhar no sentido de afirmar um campo epistemológico próprio, aprofundando as oportunidades de desenvolvimento de competências profissionais dos professores da área.

Por fim, cabe apontar para o novo cenário em que a SBEnBio aparece, no qual as associações sindicais do professorado se mostram muito atuantes mas carentes de conteúdo propriamente acadêmico, mesmo que com viés corporativo. A atuação concomitante da SBEnBio ao lado de outras organizações, como as associações sindicais e as corporações profissionais (a Biologia é uma profissão regulamentada em Lei no Brasil), possibilita atuação sinérgica com outros profissionais dentro da mesma área. Acreditamos que os dois próximos anos sejam muito importantes para nossa sociedade, que deve ainda estabelecer e estreitar laços de amizade e colaboração com outras associações congêneres, principalmente na Argentina e Uruguai.

 

SBEnBio Pelo Brasil

No dia 19 de Maio de 2000 representantes de todas as regionais da SBEnBio estiveram reunidos em São Paulo. Durante o encontro, que tomou a forma de um almoço de trabalho, definimos os parâmetros para filiação e venda das coletâneas com vantagens para os sócios. Durante o encontro foi discutido um documento de política nacional para materiais didáticos. As seguintes regionais estiveram presentes e dispõem da seguinte quantidade de coletâneas (contato aparece em parênteses):

Regional 2 (RJ/ES): 36 coletâneas (Márcia Serra Ferreira)
Regional 3 (Região Sul): 6 coletâneas (Maria Cristina Schlichting)
Regional 4 (MG/GO/MT): 24 exemplares (Maria Inez Melo de Toledo)
Regional 5 (Região Nordeste): 4 exemplares (Marsílvio Gonçalves Pereira) e 8 exemplares (Margareth Mayer)
Regional 6 (Região Norte): 14 exemplares (João Barbosa)

Em Janeiro de 2001 a regional 2 (RJ/ES) recebeu outras 120 coletâneas.

Esperamos que o trabalho esteja andando bem. Não deixem de prestar contas com nosso tesoureiro!

 

SBEnBio Presente: Diretrizes Curriculares para Formação de Professores

A SBenBio foi convidada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a participar de uma Audiência Pública Nacional para discutir a proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica , em Cursos de Nível Superior, que se realizará no dia 23/04/01 na sede do CNE, em Brasília. Na ocasião estará em debate a versão preliminar do documento reformulado pela Comissão Bicameral, o qual encontra-se disponível para consulta no site do CNE www.mec.gov.br/cne, bastando para acessa-lo, clicar no título “Formação de Professores” e em seguida na opção “Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior – Proposta da Comissão Bicameral do CNE” (atualizada em 05/03/01).

Dada a preocupação de nossa sociedade com questões relacionadas ao ensino e, particularmente, à formação de professores, solicitamos o envio de comentários (posições) à proposta (por escrito) à Diretoria Executiva Nacional, através do email: [email protected] até o dia 20/04/01, para que possamos encaminha-los no debate.

 

2002: III Assembléia Geral Nacional, VIII EPEB e X IOSTE

Na última reunião da Diretoria Executiva Nacional ocorrida em 16 de Março de 2001 foi aprovada a data indicativa para a realização da próxima Assembléia Geral Nacional como sendo Fevereiro de 2002. Assim, começamos a fazer gestões junto à Faculdade de Educação da USP para que o VIII EPEB se realize nesse mesmo mês, de forma concomitante.

Ainda em 2002 teremos no Brasil a realização do X Simpósio Mundial da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE). Na mesma reunião decidimos pelo apoio ao evento, na condição de entidade co-promotora. Com isso, nossos associados gozarão de desconto de 50% nas inscrições. O oitavo simpósio mundial ocorreu em 1996 na cidade de Edmonton, no Canadá; o nono simpósio ocorreu em 1999 na cidade de Durban, na África do Sul. O décimo simpósio ocorrerá entre 27 de Julho e 2 de Agosto de 2002, na cidade de Foz do Iguaçu. (mais detalhes v. matéria IOSTE 2002).

 

Informes sobre a Reunião da Diretoria Executiva Nacional – DEN

16 de março de 2001

 

A reunião discutiu e deliberou a seguinte pauta: campanha de recadastramento e de filiação, repasse da porcentagem das anuidades para as DER, VIII EPEB, próxima Assembléia Geral Nacional, co-promoção do X IOSTE Symposium e oficialização em cartório da nova diretoria e das alterações no estatuto aprovadas na última Assembléia Geral Nacional. Uma síntese das decisões tomadas é apresentada a seguir:

 

1. Decidiu-se que a melhor forma de organizar a entidade é, nesse momento, caminhar no sentido de preparar o encontro de 2002 e, dentro dele, realizar a Assembléia Geral Nacional da entidade (AGN). Assim, a campanha de recadastramento dos filiados e de novas filiações ganhará força.

2. Aprovou-se a criação de uma página na internet com domínio específico: sbenbio.org.br. Serão buscados diferentes orçamentos para a criação desta página, bem como para a manutenção da mesma.

3. Mobilizar esforços no sentido de incrementar os canais de comunicação entre os associados, através de listas de discussão da SBEnBio já existentes: [email protected] (para membros da diretoria) e [email protected] (lista geral), coordenada pela Lenise  Garcia (DER-4).

Atualmente, a lista da diretoria conta com 19 membros e a lista geral conta com 48 inscritos. Para a inscrição na lista geral, mandar uma mensagem em branco para [email protected], do email que deseja ser inscrito. Maiores informações enviar para [email protected].

4. Participação da SBEnBio no X IOSTE como co-promotora do evento.

5. O nosso saldo final na Conta Corrente do ITAÚ é de R$ 2.292,74 (data de 28/02/2001). Parte desse valor tem como fonte as inscrições e anuidades encaminhadas por algumas Regionais. Estaremos no próximo mês através de contatos com as tesourarias das diretorias regionais, providenciando e acertando os mecanismos para o repasse das mesmas, referentes ao ano 2000. Além disso, recebemos da FAPESP a quantia de R$ 2.196,28. Esta verba foi liberada como complementação de auxílio financeiro para o VII EPEB. Maiores informações com a tesouraria da DEN ([email protected]).

6. A próxima reunião da DEN está marcada para o dia 11/05/01 (sexta-feira), às 9:30h, na FEUSP. Solicitamos as DR que enviem os informes das Regionais até o dia 09/05/01, caso queiram que estes sejam repassados na reunião.

Diretoria Executiva Nacional

 

IOSTE 2002 – International Organization for Science and Technology Education

Décimo Simpósio Mundial – 27 de Julho a 2 de Agosto de 2002 – Foz do Iguaçu

 

Tema: Repensando o Ensino da Ciência e Tecnologia para Atender as Necessidades das Futuras Gerações

 

Será realizado o X Simpósio da IOSTE no Brasil, em Foz do Iguaçu. A IOSTE tem associados em 52 países, reunindo-se a cada três anos em um local decidido por sua assembléia mundial. A IOSTE teve início em 1979, reunindo educadores da área de ciências procurando aprofundar a compreensão da ciência e da tecnologia, aproximando os países do leste e do oeste. Naquela época vivia-se um período de grande isolamento entre o mundo capitalista e o bloco soviético. Depois da queda do muro de Berlim, a prioridade da organização passou a ser a integração Norte-Sul, aproximando pesquisadores de países pobres e ricos. As coletâneas do evento reúnem o estado da arte na área.

 

Serão cinco os sub-temas do simpósio:

1) Ciência-Tecnologia-Sociedade
2) Áreas de Conteúdo (Biologia, Física, Química, Geologia, etc)
3) Prática de Ensino
4) Avaliação
5) História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciência

 

Para aqueles que quiserem submeter trabalhos, os resumos, com apenas 350 a 400 palavras, poderão ser escritos em português. O trabalho completo com 2000 a 5000 palavras deverá ser obrigatoriamente em inglês. A avaliação dos resumos será feita em função de sua relação com o tema e um dos sub-temas, além de explicitar o público alvo (ensino fundamental, médio, professores etc.). O prazo máximo para remessa dos resumos é 30 de Junho de 2001.

As taxas de inscrição aparecem na home-page do evento e têm duas fases: pagamentos realizados até 30 de Junho de 2001 gozam de cerca de 50% de desconto. A partir de 15 de Maio, a home-page do evento trará formulários de inscrição (http://www.modelab.ufes.br/ioste).

Associados da SBEnBio terão sobre-desconto de 50% sobre as taxas de inscrição. Assim, para assistir ao congresso, sem apresentar trabalho, a inscrição nessas condições será do equivalente a 45 dólares americanos.