IX ENEBIO – ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

VII EREBIO – ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA MG/GO/TO/DF

Segunda Circular

Cara comunidade de educadoras e educadores em Ciências e Biologia,

Nesta circular, divulgamos as principais orientações para elaboração dos trabalhos e as normas gerais para submissões ao IX ENEBIO e VII EREBIO MG/GO/TO/DF, que serão realizados de maneira integrada, presencialmente, nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2024 em Belo Horizonte, com sede compartilhada entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O tema do evento será Ensinar Biologia, ensinar vida: entrelaçando histórias, docências e afetos.

Esperamos que colegas interessados nos debates sobre Educação em Ciências e Biologia, atuantes nos mais diversos níveis, modalidades e instituições de ensino, possam se organizar para enviarem suas contribuições ao evento. As orientações detalhadas sobre o processo de inscrição e pagamento virão na 3ª circular, que será divulgada no início de fevereiro de 2024.

1) Da submissão de trabalhos

O prazo inicial de submissão de trabalhos será de 19/02/2024 a 31/03/2024.

Para submissão de trabalhos, os respectivos autores deverão estar devidamente inscritos no evento. Contudo, não será necessário o pagamento da inscrição até a liberação do resultado da avaliação. Não poderão ser incluídos novos autores em um trabalho após sua submissão.

Após o resultado da avaliação, todos os autores de textos aprovados deverão realizar o pagamento da inscrição para que os trabalhos possam ser apresentados no evento e posteriormente publicados nos Anais. Como o pagamento da inscrição não é requisito para sua submissão, o valor da inscrição não será devolvido caso o trabalho seja recusado após a avaliação pelo comitê científico ou por qualquer outro motivo.

A previsão é que a liberação do resultado das avaliações de todos os trabalhos submetidos ocorra até 08 de julho de 2024. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados e publicizados em Anais a serem organizados pela SBEnBio.

Para ser considerado efetivamente associado e poder usufruir do desconto no valor da inscrição no evento, o participante deverá estar regularmente filiado à SBEnBio e com a anuidade de 2024 quitada no momento da inscrição.

Importante: Para se associar à SBEnBio, atualizar seu cadastro e/ou quitar sua anuidade, acesse o site: sbenbio.org.br

2) Da apresentação de trabalhos

Os trabalhos somente poderão ser apresentados por seus autores, que deverão estar com as inscrições efetivadas. Não haverá obrigatoriedade de que a apresentação do trabalho seja realizada pelo primeiro autor, sendo permitido que ela seja feita por outro autor inscrito no evento.

Serão emitidos certificados de apresentação dos trabalhos com identificação de suas respectivas autorias. Todos os trabalhos apresentados serão, posteriormente, publicados em Anais com identificação de todas as pessoas autoras.

Caso haja interesse em participar do evento sem a submissão e apresentação de trabalhos, o interessado também deverá efetuar sua inscrição e realizar o pagamento da taxa para que sua inscrição seja consolidada, conforme os trâmites explicados.

É obrigatório o cadastro e o pagamento da inscrição para todos os participantes.

Modalidades de trabalhos e formatos de apresentação:

ModalidadeFormato de apresentaçãoLocal
Pesquisa acadêmicaComunicação oralPUC Minas ou UEMG
Relato de experiênciaRoda de conversaPUC Minas ou UEMG
Produção de materiais didáticosExposição/MostraEscola Estadual João Paulo I
Elaboração de jogos educativosRodadas e partidasEscola Estadual João Paulo I

A exposição de materiais didáticos, assim como as rodadas e partidas dos jogos educativos, serão realizadas em uma Feira de Ciências na Escola Estadual João Paulo I, em contexto de real interação e diálogo com estudantes da rede pública mineira. Caberá aos autores dos trabalhos sobre materiais didáticos e jogos educativos providenciar o transporte e guarda deles.

3) Das normas para categorização e submissão de trabalhos

Para ter seu trabalho aceito na modalidade pesquisa acadêmica, a autoria deverá:

✓ Redigir o texto sob formato dissertativo e argumentativo com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola.

✓ Apresentar a questão e objetivo da pesquisa.

✓ Evidenciar a perspectiva teórica com a qual o trabalho foi desenvolvido, argumentando sobre a sua escolha.

✓ Relacionar a questão e o objetivo da pesquisa à perspectiva teórica adotada.

✓ Explicitar a metodologia da pesquisa e suas relações com a perspectiva teórica.

✓ Discutir os resultados da pesquisa em relação à questão e/ou objetivo da pesquisa e à perspectiva teórica e metodológica adotada.

✓ Suscitar conclusões ou considerações finais relacionadas à perspectiva teórica adotada, que indiquem as contribuições da pesquisa à Educação em Ciências e Biologia.

Para ter seu trabalho aceito na categoria relato de experiência, a autoria deverá:

✓ Desenvolver um texto narrativo, com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola.

✓ Descrever o contexto onde ocorreu a experiência, no que tange aos seguintes itens: localização espacial e temporal, sujeitos envolvidos, segmento da educação, relação com a formação pedagógica, entre outros aspectos que possam situar o leitor do texto no cenário onde ocorreu a experiência de ensino.

✓ Apresentar o caminho percorrido, incluindo os objetivos de ensino, metodologia, estratégias didáticas, etapas da proposta didática, recursos utilizados e dados da realidade que aproximem o leitor da experiência vivenciada.

✓ Avaliar e discutir, em diálogo com referenciais do campo da Educação em Ciências e Biologia, a experiência vivenciada, explicitando contribuições para os debates e reflexões da área.

Para ter seu trabalho aceito na categoria produção de material didático ou elaboração de jogo educativo, a autoria deverá:

✓ Desenvolver um texto descritivo e explicativo, com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola.

✓ Apresentar o contexto a que se destina o material (modalidade da educação, segmento de ensino, público-alvo e faixa etária, local e duração da ação);

✓ Detalhar o material (objetivos, conteúdos que foram ou podem ser desenvolvidos, metodologia, recursos utilizados);

✓ Descrever os referenciais teóricos que fundamentaram a elaboração do material, explicitando limites, possibilidades e contribuições para os debates e reflexões sobre a Educação em Ciências e Biologia, assim como a importância do protagonismo docente nesta ação;

✓ Refletir sobre as possibilidades e os desafios didáticos para a reprodução do material, caso ele tente ser reelaborado por outros docentes que nele se inspirem.

Orientações gerais para a redação dos trabalhos

Cada trabalho deverá ter no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo título, resumo e bibliografia, formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado.

Serão aceitos textos em português ou em espanhol.

O resumo deverá conter até 100 palavras e de 3 a 5 palavras-chave precisarão ser informadas. As referências bibliográficas, as legendas e a utilização de quadros, tabelas, gráficos e imagens devem estar de acordo com as normas da ABNT.

O modelo do arquivo que servirá de suporte para padronizar a formatação dos trabalhos será disponibilizado junto com a terceira circular. Trabalhos que não sigam o modelo não serão aprovados.

Os eixos temáticos do evento nos quais os trabalhos deverão se inserir são:

1. Currículos de Ciências e Biologia: histórias e políticas educacionais

Trabalhos relacionados às dimensões históricas dos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Biologia, bem como a questões relacionadas às políticas educacionais, especialmente as de currículo, para o tempo presente, com a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio.

2. Estratégias, materiais e recursos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia

Trabalhos sobre abordagens didáticas, métodos e técnicas de ensino de Ciências e Biologia, suas perspectivas e tendências atuais: ensino por investigação, aulas práticas, experimentação didática, materiais didáticos, aplicações das mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem, dentre outras possibilidades.

3. Formação docente em Ciências e Biologia

Trabalhos que versem sobre discussões relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, bem como para desafios, possibilidades e questões relacionadas, por exemplo, ao PIBID, ao PRP, ao PARFOR, aos mestrados profissionais e à BNC-Formação. Considera-se também a transversalidade da formação de professores de Ciências e Biologia para a Educação de Jovens e Adultos, do Campo, Quilombola e Indígena.

4. Linguagens e culturas no ensino de Ciências e Biologia

Trabalhos que olhem para o ensino de Ciências e Biologia e reflitam sobre ele a partir de referenciais das linguagens, dos estudos multi e interculturais e das artes.

5. Divulgação científica e ensino de Ciências e Biologia em espaços não escolares

Trabalhos que invistam nas especificidades da divulgação científica e/ou que agreguem conhecimentos e práticas relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia desenvolvido em espaços como museus, centros e clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não governamentais.

6. Ensino de Ciências e Biologia, questões socioambientais e de saúde

Trabalhos que construam interlocuções do ensino de Ciências e Biologia com a Educação Ambiental, com a Educação em Saúde, com a Educação do Campo/Quilombola/Indígena, com as abordagens CTS/CTSA/PLACTS ou com outras perspectivas e práticas pedagógicas que tragam os saberes socioambientais para dialogar com o ensino de Ciências e Biologia.

7. Inclusão e interseccionalidades no ensino de Ciências e Biologia

Trabalhos que discutam e valorizem os espaços de promoção das diversidades, lutas contra opressões e de respeito às diferenças no ensino de Ciências e Biologia. São exemplos de temáticas compatíveis com esse eixo: corpos, gêneros e sexualidades; questões étnico-raciais; educação antirracista; decolonialidade; atendimento educacional especializado; educação especial; inclusão em educação.

Há muitos jeitos de se ensinar Ciências e Biologia e será no IX ENEBIO e VI EREBIO MG/GO/TO/DF que eles se encontrarão em formações, debates e socializações de conhecimentos e práticas! Para quem quiser adiantar a redação dos seus textos, com essas informações já é possível desenvolver as ideias e elaborar os trabalhos para a submissão, que começará logo após o carnaval de 2024.

Esperamos todas e todos ano que vem em Belo Horizonte! Em caso de dúvidas, ou para mais informações, entre em contato com a secretaria do evento via e-mail ([email protected]).

Saudações sbenbianas!

Comissão organizadora do IX ENEBIO e VII EREBIO MG/GO/TO/DF

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba (UEMG)

Marcelo Diniz Monteiro de Barros (PUC Minas e UEMG)

Laís de Souza Rédua (UEMG)

Cristiane Freitas de Azevedo Barros (UEMG)

Emmanuel Duarte Almada (UEMG)

Emylia Angélica da Costa (SEE/MG e SME-Uberaba)

Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG)

Fernanda Aires Guedes Ferreira (UEMG)

Fernanda de Jesus Costa (UEMG)

Gustavo Lopes Ferreira (IF Goiano)

Gláucia Soares Barbosa (UEMG)

Heslley Machado Silva (UEMG)

Maíra Batistoni e Silva (USP)

Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes (UERN)

Mateus José dos Santos (SEE/MG e UFV)

Yonier Alexander Orozco Marín (UFNT)