Simpósio Catarinense em Educação em Ciências (SECEC 2020):

evento será realizado de forma online nos dias 20 e 21 de novembro. O Simpósio Catarinense em Educação em Ciências é um evento voltado principalmente aos professores de Ciências da Educação Básica que versará sobre o tema “A leitura e a escrita na formação do professor pesquisador”, considerando a relevância da Linguagem, das representações, dos gêneros discursivos e das práticas de leitura e escrita como parte do ensino de Ciências. O evento também inclui desdobramentos da leitura e escrita na formação de professores, nas metodologias de ensino, nas propostas curriculares, nas práticas experimentais, no desenvolvimento cultural, no ensino, na extensão e na pesquisa. Maiores informações no site do evento: (LINK)


XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências (SIEPEC):

Os eventos ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro de 2020, marcando os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Jubileu de Prata), com homenagem ao professor Mario Osorio Marques, um dos fundadores da FIDENE – UNIJUÍ. Apresentam como temática central a “Educação e ciência: desafios do mundo contemporâneo”, por meio da qual é pretendida a constituição de um espaço problematizador de questões sociocientíficas, informações, discursos e sua relação com a educação e o conhecimento de professor, no mundo contemporâneo. Assim, objetiva-se proporcionar um debate sobre o papel da Educação e da Ciência em relação aos problemas contemporâneos, buscando apresentar pesquisas sobre ensino e extensão, que contribuam na formação integral e cidadã dos sujeitos. Maiores informações e inscrições no site do evento: (LINK)


III SiPEC – Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência:

O Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência, desenvolvido como parte das atividades de extensão do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, da Universidade Estadual de Maringá/Paraná, será desenvolvido entre os dias 24 a 26 de março de 2021, de forma remota, contando com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Mais informações: (LINK)


XIII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências:

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec) e sua XIII edição será realizada de 26 a 30 de setembro de 2021, em Caldas Novas, Goiás. A diretoria da Abrapec, ciente das dificuldades imposta pela pandemia do COVID-19 no Brasil e no Mundo, solidariza-se com todos os sócios e pesquisadores da área de Educação em Ciências e entende o esforço de todos em contribuírem de diversas formas para minimizar os danos nesse momento que vivemos, decidindo dilatar os prazos além das prorrogações de praxe e mediatamente. Diante disso, a Diretoria da ABRAPEC e a comissão do XIII ENPEC apresenta as novas datas de submissão de trabalhos, até 4 de outubro de 2020. Maiores informações no site do evento: (LINK)


I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências

O I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências tem como objetivo fortalecer e divulgar resultados de pesquisa em ensino de Ciências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC da UFFS, campus Cerro Largo, bem como, promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes da graduação, pós-graduação e professores que realizam pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições superiores. Para tal o evento contará com escola de investigadores, palestras, mesas redondas e apresentação oral de trabalhos (em ambiente remoto, via plataforma cisco webex meetings da UFFS).  O público-alvo são mestrandos e docentes de programas de Pós-Graduação, estudantes da graduação da UFFS de diferentes instituições sul-americanas de ensino superior que desenvolvem pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins. Maiores informações, no site do evento: (LINK)