CURSO DE ESCRITA ACADÊMICA

De 24/julho a 02/outubro acontecerá o curso de escrita acadêmica “Escrever sem sofrer”, sob coordenação da professora Rosana Pinheiro-Machado (University of Bath) e com o apoio do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Segundo o programa, o curso tem o objetivo de preparar estudantes e acadêmicas/os para a escrita científica abordando os seguintes eixos: a) questões textuais e linguísticas, b) questões psicológicas e sociais, c) projeto, problema e artigo e d) publicações e carreiras.

As aulas ocorrem todas as terças e sextas feiras, às 15 horas (horário de Brasília) pelo canal do Youtube da professora Rosana (Link).

Informações básicas

● Onde: Canal do Youtube de Rosana Pinheiro-Machado

● Data de Início: 24 de Julho de 2020

● Vídeos novos: Terças e sextas, às 15h (aulas gravadas serão intercaladas com lives)

● Duração das aulas: 20-40 min.

● 19 aulas em formato de vídeos e lives + aulas bônus com dicas e reflexões sobre a escrita

Público-alvo

● Estudantes do ensino médio que queiram cursar carreira universitária e/ou aperfeiçoar

como escrever uma monografia

● Estudantes de graduação

● Estudantes de pós-graduação

● Profissionais da área acadêmica em geral


WEBINÁRIOS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC)

A Academia Brasileira de Ciências está promovendo uma série de webinários transdisciplinares, dentro do tema CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, realizados sempre às terças-feiras, das 16h às 18h. A cada semana, ao menos três palestrantes abordam recortes diversos do tema.

Já foram realizadas 17 edições, com os mais variados temas associados ao coronavírus como, por exemplo: impactos da pandemia na pesquisa científica, desafios sociais e econômicos da pandemia, história das pandemias, desafios da educação superior na pandemia e populações fragilizadas e pandemia (entre outros).

As transmissões ao vivo são feitas através da página do facebook da ABC: Link

Posteriormente, além dos vídeos na íntegra e de destaques do evento, você pode ver as respostas dos webinaristas para as perguntas feitas on-line pelos internautas através do link:


SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFMS/CÂMPUS PANTANAL

Quer conhecer mais sobre a Biologia do Pantanal Corumbaense? Sobre as pesquisas que estão sendo realizadas por lá? Sobre a UFMS e o câmpus do Pantanal? Pois bem, você tem que participar dessa Semana Acadêmica. O evento será público e online, com Lives no YouTube.

Quando? De 31/08 a 04/09.

Onde? Link

Neste evento, ocorrerá a Live com o título “Trilhas interpretativas na APA Baía Negra: experiência da UFGD”, ministrada pelo Prof. Diego Marques da Silva, dia 03/09 às 16h.

Em breve, programação completa será disponibilizada.