1) Agradecimento aos/as participantes e parceiros/as do curso de Extensão “Escolas e Territorialidades em contextos de incertezas: construindo BIONAS”

O curso de extensão “ESCOLAS E TERRITORIALIDADES EM CONTEXTOS DE INCERTEZAS: CONSTRUINDO BIONAS” foi uma iniciativa da SBEnBio-Regional 4 (MG/GO/TO/DF), juntamente com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e o coletivo “Caravana da Diversidade”. Coordenado pelos professores Danilo Seithi Kato e Laís de Souza Rédua o objetivo foi propor um curso on-line visando reflexões entre professores para pensar o contexto escolar e o fortalecimento de uma rede de trabalho positiva, envolvendo metodologias, recursos e temas a partir da conjuntura atual de crises no âmbito da saúde pública, dos conflitos socioambientais e da recessão econômica. Iniciamos com uma fase diagnóstica a partir das repostas do questionário on-line “Desafios do ensino de Ciências e Biologia na Pandemia – SBEnBio-Regional 4” respondido por mais de 300 professores da educação básica e do ensino superior atuantes nos Estados alcançados pela Regional 4 da SBENBio (MG/GO/TO/DF). Os resultados foram além do esperado. A proposta contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba-MG e uma marca de 674 inscritos regulares no curso, alcançando até 2.900 visualizações por encontro, que ocorreram via plataforma “Stream Yard” no “YouTube”. O formato dos diálogos também foi um diferencial, pois, o enfoque nos processos autorais de leitura e escrita no formato das narrativas digitais, bem como o vínculo com os territórios, fizeram toda a diferença. Convidades e cursistas intercambiaram experiências para as construções de suas Bionarrativas Sociais (BIONAS) que ficarão disponíveis como recursos educacionais abertos em uma plataforma de experiência digital livre e gratuita. Foram criadas 8 salas virtuais com até 60 professores em cada uma delas que foram mediadas, de forma assíncrona, para a produção escrita. O penúltimo encontro foi o ponto alto do curso, uma vez que 5 professores cursistas foram convidades para falar sobre a experiência vivenciada e apresentar suas BIONAS. O último encontro foi uma aula extra do curso e teve o lançamento oficial do documentário sobre a Caravana da Diversidade “Caravana.doc”. Agradecemos à SBEnBio pelo apoio, ao CNPq pelo apoio financeiro ao projeto de pesquisa Observatório da Educação para a Biodiversidade e a empresa REALIZE por todo o apoio técnico e divulgação para que o curso obtivesse tamanho sucesso.

                            Professores Laís de Souza Rédua e Danilo Seithi Kato


CARAVANA

Danilo Seithi Kato

Oxê, cabrunco não conhece a caravana?
Uai sô, é bão conhecê pra não ticar o bodó
Égua, a gente se alevanta pruma caminhada
Com normas mal diagramadas, no ritmo carimbó

Não entramos em guerra com carapanã
Negociamos diplomaticamente em estilo mawé
É Diana quem nos ensina, de sua vida ribeirinha
Que em um ano pra fazer farinha, o intercultural como é

Encontramos no tacacá o sabor da experiência
Beiju, Tapioca e maniçoba o sinal de nossa existência
Itinerários que não faltaram fogão à lenha e cuscuz
Chimarrão e sentimento bão que pra amizade nos conduz

Em terra de zebu quem tem um fóssil é rei!
Entre azulejos portugueses o reggae maranhense encontrei
Aprendi que a juçara ensina e transculturaliza o açaí
No ritmo das quebradeiras de cocô entoando um boi diferente daqui

Em ladeiras inconfidentes mesmo descendo ascendi
E nos morros pretos a perspectiva branca do centro percebi
Com pastel de angu e a Candinha outras narrativas vivi
E sob olhar do tuco tuco e rio Guaíba a cidade de POA senti.

Não é mais uma ação pós iluminista,
mas uma forma de escurecimento à vista
Ouvindo com os pés a voz da serra da barriga
Voo com minha cabeça de carcará no espaço infinito
do espinho catingueiro que me faz sertanejo
É uma caravana de bambas, de prosas e poesias em chamas
Em que convocamos o ancestral em novas tramas
Para descolonizar a primeira missa de descobertas civilizatórias
Que supera a visão de ciclope a partir de múltiplas histórias

Assim me conheço e desconfio do modelo do meu terno
Já não ando mais atrás do segredo do moderno
“Sentipenso” o meu andar com os meus em cheiros e sensações
Que nunca param o meu caminhar, deixem-me ir…
Em Caravana quero partir!

2) Documentário sobre projeto Observatório da Educação para Biodiversidade e “Caravana da Diversidade”

Título: ‘Caravana.doc’

No último encontro do curso “ESCOLAS E TERRITORIALIDADES EM CONTEXTOS DE INCERTEZAS: CONSTRUINDO BIONAS” objetivamos fomentar a continuidade dos processos formativos a partir das redes de trabalhos, dos coletivos que se debrucem sobre as reflexões sobre si, seus territórios e memórias bioculturais, e sobre as relações entre leitura (de mundo) e escrita na formação docente. Apresentamos uma produção de vídeo documentário que conta as experiências do grupo de professorxs pesquisadorxs, de distintas regiões do Brasil, durante os eventos itinerantes chamados “Caravana da Diversidade”. O vídeo documentário foi apresentado e posteriormente houve reflexões do processo de produção do material, bem como as vivências dos processos formativos a partir de diferentes territórios, identidades e coletividades materializadas a partir do projeto de pesquisa “Observatório da Educação para a Biodiversidade” financiando pelo CNPq.

Idealização e produção: Danilo Seithi Kato

Roteiro e Edição: Victor Rossini

Tempo: 41’25

Ano: 2020

O vídeo está disponível no canal do Grupo GEPIC no YouTube: acesse aqui