O projeto “Ciência na Escola- Formação e Docência em Ciências com foco no ensino por Investigação” vem sendo desenvolvido no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo-RS. Têm-se destacado nas discussões sobre formação de professores e professoras de ciências, em especial nestes tempos de distanciamento físico, com a organização de um grupo no Facebook, definido como uma  “comunidade autorreflexiva em que todos podem aprender e ensinar”. Neste espaço, que atualmente conta com 1,6 mil membros, também é possível postar, comentar, responder e dialogar. O grupo é coordenado pelo professor da UFFS, Dr. Roque Gullich, contando com as bolsistas Eduarda Lopes, Daiane Kist, mediação de Kélli Melo e Daniele Bremm. O projeto conta com o apoio dos Professores e alunos do PPGEC, PETCIÊNCIAS e também do GEPECIEM da UFFS.

Saiba mais sobre o projeto:

Tratar da formação inicial e continuada de professores de Ciências é um modo de enfrentarmos a problemática da qualidade do ensino nesta área, avançando desde a formação rumo às práticas de ensino, processos de inovação e currículos. A sistematização é compreendida aqui como um princípio de investigação na escola e do desenvolvimento do Ensino de Ciências por Investigação, para que alunos e professores em formação possam participar ativamente de diálogos em, com e nas investigações e pesquisas e permitir a todos sentirem-se autores de práticas, de currículos e das Ciências.

OBJETIVO: Constituir um espaço-tempo de formação de professores em Ciências como fórum permanente, ampliando a atuação no contexto regional e brasileiro e que possa progredir e permanecer a longo prazo, bem como fortalecer os Ciclos Formativos em Ensino de Ciências.

METODOLOGIA: A metodologia empregada prioriza encontros e reflexões coletivas sobre o Ensino de Ciências na Escola, a partir de temáticas como: Currículos, Ensino Por investigação, Educar pela pesquisa, Experimentação, TICs, traz presente a possibilidade de formação crítica, avançando em termos de inovação das práticas de ensino e produção de currículos de Ciências. ON-LINE: Durante a pandemia estamos desenvolvendo ações em trabalho remoto síncrono e assíncrono, com lives.

Face grupo aberto: acesse aqui

Fanpage com lives: acesse aqui