Nestes tempos de trabalho remoto e distanciamento físico, as lives e cursos online se tornaram parte da rotina e também uma forma de atualização profissional. Trazemos aqui algumas sugestões de vídeos disponíveis no Youtube a partir de eventos, rodas de conversa e encontros virtuais realizados no âmbito da nossa regional:

  • Canal do Grupo Ideia: Educação em Ciências/UFSM: O grupo da Universidade Federal de Santa Maria tem realizado uma série de lives sobre temas diversos da área de Educação em Ciências, entre elas: TICs, Educação Científica fora da escola, gamificação, concepções alternativas, entre outros. Todas encontram-se disponíveis em seu canal do Youtube: (LINK)

  • Canal do Grupo Semeia/UFRGS: O grupo Semeia: Seminários de Estudo/investigação/ação no ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizou durante o mês de agosto e início de setembro uma série de lives relacionadas ao tema “Conhecimentos tradicionais na Universidade: reflexões possíveis na formação de professores de ciências”. Entre os temas abordados, estão o diálogo de saberes, questões étnico-raciais, saberes indígenas e educação do campo. Para assistir aos encontros, basta acessar o canal do grupo no Youtube: (LINK)

Biologando UFFS: Promovido pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, o Projeto “Biologando em Tempos de Pandemia: Circuito de debates com Ciência”, tem como objetivo socializar e discutir temas contemporâneos e sociais relacionados à ciência da educação, da biologia e/ou ensino de ciências e biologia, emergentes ao contexto da pandemia da Covid-19. Os encontros já realizados podem ser acessados no canal do YouTube “Biologando UFFS” e, periodicamente outros são realizados e transmitidos pelo mesmo canal: (LINK)


Canal do grupo CIENCIAR UEM: O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais – CIENCIAR, da Universidade Estadual de Maringá, vem disponibilizando vídeos de lives realizadas sobre diferentes temas, como implicações do plágio na vida acadêmica, a teoria das representações sociais na educação, entre outros, bem como pequenos vídeos sobre as pesquisas recentes publicadas pelo grupo. Um vídeo que vem trazendo muitos interessados é sobre a Análise de Conteúdo, no qual a autora faz uma breve apresentação de como se realizar. Canal: (LINK)


Projeto Ciência na Escola – Formação e Docência em Ciências com foco no ensino por Investigação

Tratar da formação inicial e continuada de professores de Ciências é um modo de enfrentarmos a problemática da qualidade do ensino nesta área, avançando desde a formação rumo às práticas de ensino, processos de inovação e currículos. A sistematização é compreendida aqui como um princípio de investigação na escola e do desenvolvimento do Ensino de Ciências por Investigação, para que alunos e professores em formação possam participar ativamente de diálogos em, com e nas investigações e pesquisas e permitir a todos sentirem-se autores de práticas, de currículos e das Ciências. OBJETIVO:  Constituir um espaço-tempo de formação de professores em Ciências como fórum permanente, ampliando a atuação no contexto regional  e brasileiro e que possa progredir e permanecer a longo prazo, bem como fortalecer os Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. METODOLOGIA: A metodologia empregada prioriza encontros e reflexões coletivas sobre o Ensino de Ciências na Escola, a partir de temáticas como: Currículos, Ensino Por investigação, Educar pela pesquisa, Experimentação, TICs, traz presente a possibilidade de formação crítica, avançando em termos de inovação das práticas de ensino e produção de currículos de Ciências. ON-LINE: Durante a pandemia estamos desenvolvendo ações em trabalho remoto síncrono e assíncrono, com lives.

Facegrupo aberto: (ACESSE)

Fanpage com lives: (ACESSE)