Dando prosseguimento às ações da Regional 2 RJ/ES de construção de espaços para partilhas de sensibilidades e aprendizagens colaborativas pautadas no intercâmbio de experiências e conhecimentos entre professores atuantes em diferentes cenários, duas transmissões ao vivo foram realizada em nosso canal oficial no Youtube no mês de agosto (sbenbio2encontros).

A primeira delas, intitulada “Conteúdos cordiais: ensino de Biologia e educação em direitos humanos”, foi construída a partir de demandas que vêm sendo trazidas por nossa comunidade de associados e associadas. Desse debate plural, participaram os professores Alessandro Tomaz (UFT e SBEnBio – Regional 4), Claudia Sepúlveda (UEFS) e Pedro Teixeira (PUC-RIO e SBEnBio – Regional 2). A mediação foi realizada pela professora Jacqueline Girão (UFRJ e conselheira da Regional 2).


O segundo momento de discussão foi resultado de uma parceria da Regional 2 com o projeto “Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia” do Colégio de Aplicação da UFRJ. A roda de conversa nomeada “Compartilhando experiências na educação em ciências e biologia: do ensino remoto ao (novo) presencial?” contou com os professores Franco Biondo (SME – Maricá), Gabriella Mendes (rede particular de ensino de Rio de Janeiro) e Natália Rios (CAp/UFRJ). Após a transmissão ao vivo da discussão, os debatedores e o público participante puderam interagir diretamente em uma sala de conversa virtual.

Em ambas oportunidades, diálogos e trocas puderam ser operadas com colegas professores e professoras de Ciências e Biologia de diversas partes do Brasil.
Para conferir essas e outras transmissões realizadas, acesse e inscreva-se no canal em: acesse aqui.