Nota Pública da SBEnBio sobre o Projeto de Lei 345/2024 em tramitação no Paraná

A Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), por meio de sua Regional Sul (PR/SC/RS), vem a público manifestar seu repúdio às intenções, ao formato e ao conteúdo do programa “Parceiro da Escola”, materializado no Projeto de Lei 345/2024 no estado do Paraná.

A tramitação açodada, em um injustificado regime de urgência, e a votação encaminhada em via remota, com resposta violenta contra a comunidade escolar presente na Assembleia Legislativa do Paraná, são evidências claras de que o Executivo Estadual e os 39 deputados que votaram favoráveis ao PL desdenham do direito à educação pública, gratuita e de qualidade.

As agressões aos profissionais da educação – que infelizmente têm se tornado uma tradição paranaense – e o discurso propagandeado às famílias dos estudantes é indigno de respeito e permitem questionar que interesses estariam induzindo tal política pública.

Aliás, a privatização da gestão e administração escolar é mais uma política educacional travestida de modernização, tal qual a militarização das escolas e a plataformização didática, iniciativas que, no fundo, maquiam o conceito de qualidade educacional, desqualificam o trabalho pedagógico e didático, precarizam a profissão de educador, desoneram os entes públicos de suas responsabilidades sociais e transferem à iniciativa privada os parcos recursos públicos do setor.

Recomendamos a leitura da manifestação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que deixa claro como o Projeto de Lei 345/2024 entra em conflito com a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a própria Constituição Federal.

Todas estas compreensões se amparam em análises teóricas e empíricas, contextuais e históricas, de autores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir do que a SBEnBio ladeia a luta dos educadores paranaenses exigindo, no mínimo, a devida transparência e oportunidade do debate público, constando a participação das categorias profissionais envolvidas, a minúcia sobre as mudanças estruturais na rede frente à proposta, e detalhamento do impacto orçamentário da medida.

Curitiba, 04 de junho de 2024.

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MESA ON-LINE EM PROL DOS ATINGIDOS DO DESASTRE CLIMÁTICO NO RIO GRANDE DO SUL

Data: 03 de junho de 2024Horário: 19hTransmissão: Canal da Sbenbio NacionalTítulo: Entre a água e o fogo perdemos vidas! E o Ensino de Biologia? Uma reflexão a partir da Caravana da Diversidade

Componentes:Rodrigo Borba – SBEnBio NacionalFrancele Carlan – UFPel e SBEnBio SulMarilisa Hoffman – UFRGSWelton Oda – UFAM e SBEnBio NorteRegiani Yamazaki – USPAlberto Montalvão – UFTM

Não fique de fora. Venha participar conosco desta ação da SbenBio Nacional e suas regionais

Diretoria SbenBio

Gestão 2023-2025

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Nota de Falecimento – Regional 5

A Diretoria Executiva Nacional e a Diretoria Regional 5 (Nordeste) vêm a público manifestar todo seu pesar e tristeza pelo falecimento da Profª. Elenise Cristina Pires de Andrade (Universidade Estadual de Feira de Santana).

A docente, ao se encantar, deixa como inestimável legado uma série de profundas e sensíveis reflexões sobre filosofia da diferença, mídias, imagens e arte no ensino de Ciências e Biologia. Eternizada nas/das/com as centenas de professoras e professores que formou, Elenise seguirá sempre presente.

Nesse momento de travessia e saudade, a SBEnBio abraça solidariamente familiares, colegas e estudantes na esperança de que possam ficar bem na medida do possível.

Diretoria SbenBio Nacional e Diretoria Regional 5

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NOTA TÉCNICA – SENADO FEDERAL PODE E DEVE APRIMORAR A POLÍTICANACIONAL DO ENSINO MÉDIO (PL 5.230/2023)

O Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade1 é formado por professores e professoras da educação básica, superior, técnica e tecnológica, por pesquisadores e pesquisadoras e por representações da categoria docente na rede de EBTT. Desde 2023, este grupo se dedica a produzir notas técnicas, estudos, análises, artigos e propostas com vistas a contribuir com o debate nacional acerca dos rumos do Novo Ensino Médio no Brasil, com o objetivo de estabelecer uma política pautada pelas Ciências da Educação.

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IX ENEBIO – ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA e VII EREBIO Regional 4 – Terceira Circular

IX ENEBIO – ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

VII EREBIO – ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA MG/GO/TO/DF

Terceira Circular

            Cara comunidade de educadoras e educadores em Ciências e Biologia,

Nesta circular publicizamos o endereço do nosso site oficial, divulgamos detalhes sobre o processo de inscrição, relembramos as normas gerais para submissão de trabalhos e atualizamos algumas informações importantes referentes ao IX ENEBIO e VII EREBIO MG/GO/TO/DF, que serão realizados de maneira integrada, presencialmente, nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2024 em Belo Horizonte, com sede compartilhada entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O tema do evento será Ensinar Biologia, ensinar vida: entrelaçando histórias, docências e afetos.

Informamos que houve uma pequena mudança nas datas em relação à previsão comunicada na Segunda Circular: o prazo inicial de submissão de trabalhos será de 26/02/2024 a 07/04/2024. Coloque na sua agenda e convide todo mundo!

Nosso site oficial será hospedado e gerenciado pelo Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e estará disponível para ser acessado e utilizado também a partir do dia 26/02/2024 em:

Sobre os processos para inscrição e submissão de trabalhos, adicionamos alguns detalhes relevantes que valem a pena serem conferidos com atenção. Ao final, apresentaremos a programação geral do evento para que você possa se organizar da melhor forma possível desde já.

Das inscrições e submissões de trabalhos completos

O prazo de submissão de trabalhos PRORROGADO até 19 de maio de 2024.

Para submissão de trabalhos, os(as) respectivos(as) autores(as) deverão estar devidamente inscritos(as) no evento. Contudo, não será necessário o pagamento da inscrição até a liberação do resultado da avaliação. Não poderão ser incluídos(as) novos(as) autores(as) em um trabalho após sua submissão.

Considerando a diversidade de experiências, saberes e discussões a serem suscitadas e refletidas no evento, os trabalhos poderão ser apresentados em diferentes modalidades: exposição de jogos e materiais didáticos, sessões de comunicação oral de pesquisa e rodas de conversa para relatos de experiências pedagógicas.

Após o resultado da avaliação, todos os autores de textos aprovados deverão realizar o pagamento da inscrição para que os trabalhos possam ser apresentados no evento e posteriormente publicados nos Anais. Como o pagamento da inscrição não é requisito para sua submissão, o valor da inscrição não será devolvido caso o trabalho seja recusado após a avaliação pelo comitê científico ou por qualquer outro motivo.

O resultado das avaliações de todos os trabalhos submetidos deve ser liberado até 08 de julho de 2024. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados e publicizados em Anais a serem organizados pela SBEnBio.

Para ser considerado efetivamente associado e poder usufruir do desconto no valor da inscrição no evento, o participante deverá estar regularmente filiado à SBEnBio e com a anuidade de 2024 quitada no momento da inscrição. Para se filiar ou atualizar sua filiação, acesse:

As inscrições no evento deverão ser pagas mediante PIX, depósito ou transferência bancária para a conta da SBEnBio obedecendo os dados bancários abaixo:

SBEB – Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia

Banco: Itaú Unibanco S.A.

Agência: 0300

Conta corrente: 06639-6

A chave PIX é o CPNJ: 03.010.440/0001-18

Os comprovantes de pagamento da inscrição deverão ser enviados por e-mail para [email protected] junto com os nomes completos e os CPFs dos respectivos inscritos para confirmação das inscrições. Para agilizar a validação do desconto para associados e associadas da SBEnBio, pedimos que o comprovante de quitação da anuidade seja enviado junto com o comprovante de pagamento da inscrição no e-mail.

Os valores das inscrições constam no quadro da página a seguir e em reais:

CategoriaDe 26/02 a 10/07/2024De 11/07 a 25/10/2024Docente do Ensino Superior com filiação ativa à SBEnBioR$ 200,00R$ 300,00Docente da Educação Básica com filiação ativa à SBEnBioR$ 80,00R$ 130,00Estudante de pós-graduação com filiação ativa à SBEnBioR$ 80,00R$ 130,00Estudante de graduação com filiação ativa à SBEnBioR$ 50,00R$ 70,00Estudante da Educação BásicaR$ 10,00R$ 10,00Outros profissionais com filiação ativa à SBEnBioR$ 80,00R$ 130,00Pessoa sem filiação ativa à SBEnBioR$ 500,00R$ 500,00

Importante: Para se associar à SBEnBio, atualizar seu cadastro e/ou quitar sua anuidade, acesse o site: sbenbio.org.br

Observação: O IX ENEBIO é um evento sem fins lucrativos e/ou comerciais e, portanto, com financiamento limitado pelas agências e editais de fomento à pesquisa. No cenário atual, de cortes e contingenciamentos financeiros destas agências e editais, a previsão é que os principais recursos de seu orçamento serão garantidos pelos valores das inscrições realizadas.

No entanto, a comissão organizadora está se esforçando para favorecer a participação  no evento de todas as pessoas. Assim sendo, se, devido às condições econômico-financeiras, o valor da inscrição parecer ser um impeditivo para a submissão de seu trabalho, iremos receber solicitações consubstanciadas de descontos nas taxas de inscrição impreterivelmente até o dia 11 de março de 2024.

As solicitações serão avaliadas perante as condições de sustentabilidade financeira do evento e de acordo com as justificadas informadas na solicitação, que devem ser acompanhadas das respectivas comprovações e com uma proposta de desconto a ser pedido. Caso deseje, envie uma mensagem para a organização no endereço [email protected] com o título “Solicitação justificada de desconto no ENEBIO” e apresente seu caso. Os pedidos serão avaliados individualmente pela comissão organizadora.

2) Da apresentação de trabalhos

Os trabalhos somente poderão ser apresentados por seus autores, que deverão estar com as inscrições efetivadas. Não haverá obrigatoriedade de que a apresentação do trabalho seja realizada pelo primeiro autor, sendo permitido que ela seja feita por coautores(as) inscritos(as) no evento.

Serão emitidos certificados de apresentação dos trabalhos com identificação de suas respectivas autorias. Todos os trabalhos apresentados serão, posteriormente, publicados em Anais com identificação de todas as pessoas autoras. Caso haja interesse em participar do evento sem a submissão e apresentação de trabalhos, o interessado também deverá efetuar sua inscrição e realizar o pagamento da taxa para que sua inscrição seja consolidada, conforme os trâmites explicados.

É obrigatório o cadastro e o pagamento da inscrição para todos os participantes.

Modalidades de trabalhos e formatos de apresentação:

ModalidadeFormato de apresentaçãoLocalEndereçoPesquisa acadêmicaComunicação oralPUC MinasAv. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico, Belo HorizonteRelato de experiênciaRoda de conversaPUC MinasAv. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico, Belo HorizonteProdução de materiais didáticosExposiçãoEscola Estadual João Paulo IR. Sebastião Ribeiro de Araújo, 71 – Regina, Belo HorizonteElaboração de jogos educativosRodadas e partidas Escola Estadual João Paulo IR. Sebastião Ribeiro de Araújo, 71 – Regina, Belo Horizonte

A exposição de materiais didáticos, assim como as rodadas e partidas dos jogos educativos, serão realizadas em uma Feira de Ciências na Escola Estadual João Paulo I, em contexto de real interação com estudantes da rede pública mineira. Também participarão da Feira de Ciências, professoras pesquisadoras experientes no desenvolvimento e no estudo de jogos e materiais didáticos a fim de dialogar com os(as) expositores(as), realizando mediações, sugestões e intercâmbios de saberes e práticas.

3) Das normas para categorização e submissão de trabalhos

Para ter seu trabalho aceito na modalidade pesquisa acadêmica, a autoria deverá:

✓ Redigir o texto sob formato dissertativo e argumentativo com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola.

✓ Apresentar a questão e objetivo da pesquisa.

✓ Evidenciar a perspectiva teórica com a qual o trabalho foi desenvolvido, argumentando sobre a sua escolha.

✓ Relacionar a questão ao objetivo da pesquisa e à perspectiva teórica adotada.

✓ Explicitar a metodologia da pesquisa e suas relações com a perspectiva teórica.

✓ Discutir os resultados da pesquisa em relação à questão e/ou objetivo da pesquisa e à perspectiva teórica e metodológica adotada.

✓ Apresentar conclusões ou considerações finais relacionadas à perspectiva teórica adotada, que indiquem as contribuições da pesquisa à Educação em Ciências e Biologia.

Para ter seu trabalho aceito na categoria relato de experiência, a autoria deverá:

✓ Desenvolver um texto narrativo, com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola.

✓ Descrever o contexto onde ocorreu a experiência, no que tange aos seguintes itens: localização espacial e temporal, sujeitos envolvidos, segmento da educação, relação com a formação pedagógica, entre outros aspectos que possam situar o leitor do texto no cenário onde ocorreu a experiência de ensino.

✓ Apresentar o caminho percorrido, incluindo os objetivos de ensino, metodologia, estratégias didáticas, etapas da proposta didática, recursos utilizados e dados da realidade que aproximem o leitor da experiência vivenciada.

✓ Avaliar e discutir, em diálogo com referenciais do campo da Educação em Ciências e Biologia, a experiência vivenciada, explicitando contribuições para os debates e reflexões da área.

Para ter seu trabalho aceito na categoria produção de material didático ou elaboração de jogo educativo, a autoria deverá:

– Desenvolver um texto descritivo e explicativo, com uso da norma padrão da Língua Portuguesa ou da Língua Espanhola:

✓ Apresentar o contexto a que se destina o material (modalidade da educação, segmento de ensino, público-alvo e faixa etária, local e duração da ação);

✓ Detalhar o material (objetivos, conteúdos que foram ou podem ser desenvolvidos, metodologia, recursos utilizados);

✓ Descrever os referenciais teóricos que fundamentaram a elaboração do material, explicitando limites, possibilidades e contribuições para os debates e reflexões sobre a Educação em Ciências e Biologia, assim como a importância do protagonismo docente nesta ação;

✓ Refletir sobre as possibilidades e os desafios didáticos para a reprodução do material, caso ele tente ser reelaborado por outros docentes que nele se inspirem.

Orientações gerais para a redação dos trabalhos

Cada trabalho deverá ter no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo título, resumo e bibliografia, formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado. Serão aceitos textos em português ou em espanhol.

O resumo deverá conter até 100 palavras e de 3 a 5 palavras-chave precisarão ser informadas. As referências bibliográficas, as legendas e a utilização de quadros, tabelas, gráficos e imagens devem estar de acordo com as normas da ABNT.

O template que servirá de suporte para padronizar a formatação dos trabalhos estará disponível no site oficial do evento a partir de 26/02/2024. Os trabalhos deverão ser submetidos no sistema do evento em formato PDF. Aqueles  que não seguirem o modelo não serão aprovados.

Os trabalhos deverão se enquadrar em algum dos eixos temáticos a seguir:

1. Currículos de Ciências e Biologia: histórias e políticas educacionais

Coordenação: Prof. Dr. André Vitor Fernandes dos Santos (UnB) e Profª. Drª. Thalita Quatrocchio Liporini (UFT).

Trabalhos relacionados às dimensões históricas dos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Biologia, bem como a questões relacionadas às políticas educacionais, especialmente as de currículo, para o tempo presente, como a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio.

2. Estratégias, materiais e recursos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia

Coordenação: Profª. Drª. Ana Júlia Lemos Alves Pedreira (UnB) e Prof. Dr. Fábio Augusto Rodrigues e Silva (UFOP)

Trabalhos sobre abordagens didáticas, métodos e técnicas de ensino de Ciências e Biologia, suas perspectivas e tendências atuais: ensino por investigação, aulas práticas, experimentação didática, materiais didáticos, aplicações das mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem, dentre outras possibilidades.

3. Formação docente em Ciências e Biologia

Coordenação: Profª. Drª. Cristina de Oliveira Maia (UFOP) e Prof. Dr. José Firmino de Oliveira Neto (UFG)

Trabalhos que versem sobre discussões relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, bem como para desafios, possibilidades e questões relacionadas, por exemplo, ao PIBID, ao PRP, ao PARFOR, aos mestrados profissionais e à BNC-Formação. Considera-se também a transversalidade da formação de professores de Ciências e Biologia para a Educação de Jovens e Adultos, do Campo, Quilombola e Indígena.

4. Linguagens e culturas no ensino de Ciências e Biologia

Coordenação: Profª. Drª. Claúdia Avellar Freitas (UFJF) e Profª. Drª. Deise Barreto Dias (IFB).

Trabalhos que olhem para o ensino de Ciências e Biologia e reflitam sobre ele a partir de referenciais das linguagens, dos estudos multi e interculturais e das artes.

5. Divulgação científica e ensino de Ciências e Biologia em espaços não escolaresCoordenação: Profª. Drª. Ana Flávia Vigário (UFCat) e Prof. Dr. Gustavo Lopes Ferreira (IF Goiano)

Trabalhos que invistam nas especificidades da divulgação científica e/ou que agreguem conhecimentos e práticas relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia desenvolvido em espaços como museus, centros e clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não governamentais.6. Ensino de Ciências e Biologia, questões socioambientais e de saúdeCoordenação: Prof. Dr. Alessandro Tomaz Barbosa (UFNT) e Profª. Drª. Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG)

Trabalhos que construam interlocuções do ensino de Ciências e Biologia com a Educação Ambiental, com a Educação em Saúde, com a Educação do Campo/Quilombola/Indígena, com as abordagens CTS/CTSA/PLACTS ou com outras perspectivas e práticas pedagógicas que tragam os saberes socioambientais para dialogar com o ensino de Ciências e Biologia.

7. Inclusão e interseccionalidades no ensino de Ciências e Biologia

Coordenação: Profª. Drª. Luciana Aparecida Siqueira Silva (IF Goiano) e Prof. Dr. Sandro Prado Santos (UFU)

Trabalhos que discutam e valorizem os espaços de promoção das diversidades, lutas contra opressões e de respeito às diferenças no ensino de Ciências e Biologia. São exemplos de temáticas compatíveis com esse eixo: corpos, gêneros e sexualidades; questões étnico-raciais; educação antirracista; decolonialidade; atendimento educacional especializado; educação especial; inclusão em educação.

4) Da programação preliminar

            A programação do evento está sendo pensada de modo a favorecer os encontros, as partilhas e as construções de conhecimentos e experiências de formação que vêm consagrando os ENEBIOs e EREBIOs como potentes espaços para reflexões, proposições e desenvolvimento de práticas no/do/com o Ensino de Biologia. Para facilitar a logística de acesso e deslocamento do evento, as principais atividades serão concentradas na PUC Minas. A estrutura da UEMG servirá como suporte interno para a organização do evento. A seguir, apresentamos uma visão geral do que está sendo sonhado e esperado de modo que, desde agora, você possa se organizar para estar conosco participando presencialmente do evento do início ao fim.

Dia
Horário
Atividade
Local

22/10(terça-feira)
08h às 12h
Credenciamento
PUC Minas

12h às 13h
Almoço
Livre

13h às 13h30
Solenidade de abertura
PUC Minas

13h30 às 15h
Conferência de abertura

15h15 às 17h15
Comunicações orais

17h15 às 18h
Intervalo – lanche e atividade cultural

18h às 20h
Mesas redondas 1 e 2

 
 
 
 

23/10(quarta-feira)
08h às 12h
Minicursos
PUC Minas

12h às 13h30
Almoço
PUC Minas

13h30 às 15h30
Comunicações orais

15h30 às 16h15
Intervalo – lanche e atividade cultural

16h15 às 18h15
Mesas redondas 3 e 4

18h30 às 20h
Painéis temáticos

21h
Confraternização
A definir

 
 
 
 

24/10(quinta-feira)
09h às 11h30
Feira de Ciências
E. E. João Paulo I

12h às 13h30
Almoço
Livre

13h30 às 15h30
Comunicações orais
PUC Minas

15h30 às 16h15
Intervalo – lanche e atividade cultural

16h15 às 18h15
Mesas redondas 5 e 6

18h30 às 20h
Painéis temáticos

 
 
 
 

25/10(sexta-feira)
09h às 12h
Assembleia da SBEnBio
PUC Minas

12h às 13h30
Almoço
Livre

13h30 às 15h30
Comunicações orais
PUC Minas

15h45 às 17h45
Mesa de encerramento

17h45 às 18h
Solenidade de encerramento

18h
Lanche

 
 
 
 

26/10(sábado)
09h às 14h
Atividade Pós-ENEBIO: visita guiada ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça com roda de conversa, trilha e banho em manancial
PES Rola Moça – Portaria BarreiroR. W Dois, 1 – Pongelupe, Belo Horizonte – MG

Contamos contigo e com toda a comunidade de estudantes e docentes que ajudam a construir perspectivas e práticas para a Educação em Ciências e Biologia! Em caso de dúvidas, ou para mais informações, entre em contato com a secretaria geral do evento via e-mail ([email protected]).

Saudações sbenbianas!

Comissão organizadora do IX ENEBIO e VII EREBIO MG/GO/TO/DF

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba (UEMG)

Marcelo Diniz Monteiro de Barros (PUC Minas e UEMG)

Laís de Souza Rédua (UEMG)

Cristiane Freitas de Azevedo Barros (UEMG)

Emmanuel Duarte Almada (UEMG)

Emylia Angélica da Costa (SEE/MG e SME-Uberaba)

Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG)

Fernanda Aires Guedes Ferreira (UEMG)

Fernanda de Jesus Costa (UEMG)

Gustavo Lopes Ferreira (IF Goiano)

Gláucia Soares Barbosa (UEMG)

Heslley Machado Silva (UEMG)

Luciana Aparecida Siqueira Silva (IF Goiano)

Maíra Batistoni e Silva (USP)

Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes (UERN)

Mateus José dos Santos (SEE/MG e UFV)

Yonier Alexander Orozco Marín (UFNT)

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