MENSAGEM DE BOAS FESTAS DIRETORIA SBENBIO NACIONAL

Grão de Chão

Folha, mas viva na árvore,Fazendo parte do verde.Não a folha solta,bailando no ventoa canção da agonia.Grão de areia, quase nada,Inútil quando sozinho.Mas que é terra,a terra,quando é grãofazendo parte do chão,esta coisa firmepor onde o homem caminha.

Com inspiração na poesia de Thiago de Mello em “Poesia comprometida com a minha e a tua vida”, a SBEnBio deseja que as festas sejam felizes e renovadoras de esperanças para o novo ano que se aproxima. Que a nossa força continue a florescer como as folhas vivas das árvores de nosso país para a construção de caminhos firmes para a Educação, a Ciência e o Ensino de Biologia.

Leandro, Sandro, Margarida e Maíra

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NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO NOTÓRIO PESQUISADOR BRASILEIRO EEX-DIRETOR DO BUTANTAN, ISAIAS RAW

A Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), vem a público manifestar nosso pesar diante da perda do notório pesquisador brasileiro e ex-diretor do Butantan, Isaias Raw, falecido na quarta-feira (14/12/2022).Isaias Raw formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1950). Nesta mesma instituição, cursou o mestrado e o doutorado em Bioquímica (1954), atuou como professor livre-docente (1957) e foi professor titular do departamento de Bioquímica…

Homenagear Isaias Raw é dar destaque, dentre as várias realizações de sua vida, a seu valoroso trabalho pela Educação em Ciências no Brasil, seja no âmbito da divulgação científica quanto na educação formal. Seu interesse pela educação científica, defendendo a necessidade de sua inovação, o faz protagonista do Movimento de Renovação do Ensino de Ciências no Brasil…

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Nota-Isaias-Raw

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Chamada para o Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia – REnBio 2023/01

O PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS PRORROGADO

ATÉ 30 DE ABRIL DE 2023

Em tempos de avanços significativos do mercado sobre a Educação; em meio a ataques conservadores à intelectualidade e os crescentes discursos de ódio às minorias, as pesquisas no campo do ensino de Biologia não podem se pôr a par do cenário distópico que se desenha. Se queremos constituir um ensino de Biologia mais humanizado, isto é, que se pretende socialmente relevante, justo e emancipatório, necessitamos compreender o campo como um espaço de criação, resistência e diversidade. Neste sentido, entendemos que urge a produção e os deslocamentos teóricos, experimentos metodológicos e as invenções epistemológicas que se oponham a este quadro. Desta forma, é com satisfação que convidamos às pessoas interessadas a participarem e divulgarem a chamada para o Número Especial Temático Currículo e ensino de Biologia.

Ementa:

A questão curricular é uma temática essencial para a construção e implantação de um ensino de Biologia que se pretende mais humanizado e socialmente relevante. Um ensino de Biologia que atenda a um imperativo didático que não dissocia os aspectos sociais e culturais da dimensão biológica, afinal, não existe o biológico separado do todo, como nos lembraram Freire & Horton (2003). O contexto pandêmico trouxe à tona inúmeros episódios de ofensas, agressões, discursos de ódio e racismo e, neste sentido, compreendemos que produções que versem sobre currículos e práticas curriculares para o ensino de Biologia são potentes para expor uma perspectiva de ensino que se mova para além de uma fronteira delimitadora do que diz o que é próprio ou não da disciplina escolar Biologia. Assim, o objetivo deste dossiê é reunir relatos de pesquisas e experiências que discutam o funcionamento dos currículos para o ensino de Biologia, suas relações de poder, produção de verdades e, também, possíveis incidências e diálogos desses currículos com o novo cenário que se apresenta, contorcendo a produção curricular para além da concepção de um ensino higienista, insípido, inodoro e inerte a tudo o que vivemos.

Envie seu artigo! participe!!

Acesse: renbio.org.br/dossie

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Dossiê Temático – Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia está publicado on line.

Prezada Comunidade Sbenbiana,

é com grande satisfação que comunicamos a todos(as) que a edição especial da REnBIO “Dossiê Temático – Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia” já esta on line.

Apresentação – Editorial

A Estação Primeira de Mangueira anunciou em seu samba-enredo de 2019 aquilo que a história não contou. Ao nos aproximarmos do vigésimo ano da promulgação da Lei 10.639-03 e décimo quinto ano da Lei 11.645-08, queremos chegar contribuindo com a difusão de conhecimentos que diferentes sujeitos do ensino de Biologia podem nos contar” …

Acesse o link: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/issue/view/13

Boa Leitura !!!

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Carta Aberta de Botânicos aos Brasileiros – Emergência Climática

 Nós, botânicas e botânicos signatários deste documento, ficamos profundamente chocados com as declarações da ONU para mudanças climáticas informando que 85% dos países que assumiram compromisso de revisar e fortalecer seus planos climáticos na COP26, incluindo o Brasil, não o fizeram e, deste modo, não estão cumprindo as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. O relatório com os compromissos atualizados dos países signatários do Acordo de Paris foi publicado no dia 26 de outubro de 2022. Segundo Simon Stiell, secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, o mundo ainda não está “nem perto da escala e do ritmo de redução de emissões necessários para nos colocar no caminho de um mundo de 1,5ºC”.

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