A REnBio lança chamada de textos para o dossiê intitulado “Relações Étnico-Raciais e o Ensino de Biologia”. O objetivo é reunir artigos inéditos oriundos de pesquisas ou relatos de experiências de autoras brasileiras e estrangeiras que dialoguem e multipliquem as possibilidades de se pensar este tema. Assim, espera-se que esta chamada se constitua como um território de diálogo, re-existências éticas, insurgências e políticas ao contexto atual.
Todas as propostas devem ser enviadas através do site da revista (https://renbio.org.br/) até o dia 31 de março de 2022. No site também constam informações sobre a linha editorial da revista e as demais diretrizes para as pessoas autoras.

tulo do dossiê: Relações Étnico-Raciais e o Ensino de Biologia

Resumo da proposta:
Para a organização deste dossiê, partimos da compreensão da educação como processo em que se articulam as dimensões éticas, políticas e poéticas, e que tem profundo compromisso com a preservação da vida em sua diversidade e pluralidade. Nesse sentido, reconhecemos a educação das relações étnico-raciais como um caminho que questiona e problematiza relações regidas pelas lógicas do racismo entre negros, brancos e indígenas, comunicam e naturalizam silenciamentos e narrativas.
Vemos neste dossiê uma possibilidade de enfrentamento às invisibilizações e naturalizações dos conhecimentos, corpos e vivências no ensino e formação de professores/as de Biologia. Nesse sentido, queremos contar com artigos pautados em práticas e reflexões na interface entre os campos da educação das relações étnico-raciais e do ensino e/ou formação de professores/as de biologia, escritos em diálogo com as demandas políticas das populações negras, indígenas, promovendo o reconhecimento e valorização de seus conhecimentos, culturas, modos de ser/viver e apontando para a diversidade epistêmica do mundo e circulação de princípios antirracistas possíveis para reeducação das relações entre os diferentes sujeitos.


Organizadores:
Marco Antonio Leandro Barzano – UEFS
Douglas Verrangia – UFSCar Kelly Fernandes – Professora de Ciências na Prefeitura de Camaçari, Bahia

Data limite para envio dos trabalhos: 31 de março de 2022