Apresentação

 
O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. (Cora Coralina)

A epígrafe que escolhemos para abrir este texto é uma reverência aos que vieram antes. Trazemos Cora Coralina, nossa poetisa da região, para expressar nosso profundo sentimento e agradecimento àqueles e aquelas que, há quinze anos, apostaram na construção coletiva de um grupo que se reunia bianualmente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para dialogar, compartilhar saberes, conhecimentos, experiências do Ensino de Biologia.

Em 1997, há 15 anos, foi formada a SBEnBio! Sementes foram lançadas, caminhos foram percorridos. Hoje podemos dizer que já temos uma história para contar. No decorrer deste período, com a finalidade de consolidarmos nossos encontros, tivemos a primeira edição do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), em 2005, na cidade do Rio de Janeiro, que partia da experiência de duas edições do Encontro Regional de Ensino de Biologia, organizados pela Regional 02. De lá para cá, mais dois ENEBIO ocorreram: em Uberlândia e Fortaleza, em 2007 e 2010, respectivamente.

Por essa razão, nomeamos o título da nossa quarta edição "Repensando a experiência e os novos contextos formativos para o Ensino de Biologia". Após quinze anos de SBEnBio e sete anos de ENEBIO, consideramos que seja o momento propício para repensarmos nossas experiências, seja no compromisso com a formação de professores de Ciências e Biologia, na pesquisa, na discussão das políticas públicas do livro didático, das diretrizes curriculares, na pós-graduação e em outras frentes de atuação.

A SBEnBio hoje já alcançou, em seus quinze anos, o reconhecimento nacional e internacional, principalmente, pelo trabalho e compromisso daquele e daquela que deseja um Ensino de Biologia conectado com as necessidades de criação de conhecimentos capaz de contribuir para que seja cada vez melhor e necessário para a sociedade.

Nesses quinze anos, semeamos e já estamos colhendo muita coisa que consideramos como boa. A SBEnBio possui uma diretoria executiva nacional que contempla a representação de quatro regionais; as diretorias regionais possuem uma composição com diversos diretores e integrantes do conselho deliberativo de novas gerações e isto para nós é motivo de muita alegria, pois vemos a associação com um futuro promissor.

Nesta quarta edição do ENEBIO é com muita satisfação que a SBEnBio se une à Universidade Federal de Goiás para organizar o IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia junto com o II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 04.

Ao realizarmos este evento contamos com o esforço de muitos sujeitos que por vários meses se doaram para preparar a programação que ora apresentamos. Contamos com todo o apoio da Universidade Federal de Goiás, além das agências de fomento e isto demonstra o compromisso institucional de possibilitar que as atividades da SBEnBio sejam exitosas e possam compartilhar de objetivos comuns em espaços universitários que recebem professores, pesquisadores e estudantes de todas as partes do Brasil.

Os 331 trabalhos aprovados que se encontram neste número especial da revista expressam a diversidade de enfoques e do fortalecimento contínuo da área em nosso país. Como vemos a seguir, a tabela demonstra alguns temas que ainda são recorrentes e aqueles que são pouco investigados e que devem nos instigar para pensarmos novos projetos.


Distribuição dos trabalhos apresentados por eixo temático
1. Processos de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Biologia 94
2. Formação de Professores de Ciências e Biologia 105
3. Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o ensino de Biologia 79
4. Educação não-formal e Divulgação Científica 24
5. História e Filosofia da Ciência 7
6. Políticas Públicas para a Educação em Ciências 2
7. Relações entre Educação, Ciências e Culturas 20

Reconhecemos que ainda há muito a ser percorrido e colhido neste caminho. Diante do quadro das condições da educação brasileira, devemos continuar otimistas e seguir em frente, procurando resistir e enfrentar às dificuldades. Com a experiência acumulada, vimos que "a lição sabemos de cor. Só nos resta aprender". E o aprendizado será constante. Esse é o nosso desafio!


Diretoria Executiva Nacional da SBEnBio e
Diretoria da Regional 04